Vagas ramescentes do celpe-Bras

Vagas ramescentes do celpe-Bras
Celpe-Bras

22/08/2019

Inep reabre inscrições para vagas remanescentes do exame; prazo vai até domingo, 25 de agosto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu as inscrições para vagas remanescentes do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) referente ao segundo semestre. Estrangeiros e brasileiros podem acessar o sistema e se candidatar até as 23h59 do próximo domingo, 25 de agosto. Os participantes que já fizeram a inscrição no período regular não podem fazer alterações. O sistema está reaberto apenas para novas inscrições.

Os inscritos nesse período terão prazo até segunda-feira, 26 de agosto, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O valor é estabelecido pelo posto aplicador, portanto, pode variar. No Brasil, o máximo permitido pelo edital é R$ 200. No exterior, as instituições privadas ou vinculadas ao Itamaraty não podem cobrar mais de U$ 100 dólares.

Todos os outros prazos para a realização do Celpe-Bras estão mantidos, conforme o edital nº 72, de 31 de julho de 2019. Há vagas para prestar o exame no Brasil e no exterior, mas o número é limitado e depende do posto aplicador onde o participante pretende fazer as provas. O Inep, em parceria com o Ministério da Relações Exteriores, credenciou para esta edição 107 postos, sendo 42 dentro do território brasileiro e 65 no exterior. Conforme o posto aplicador atinja o limite de vagas disponibilizadas, o sistema bloqueará novas inscrições.

Durante a inscrição, o participante deve selecionar o país e o local onde pretende realizar as provas no ato de inscrição, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por cada posto. Na página do Celpe-Bras, no portal do Inep, estão os contatos de todos os postos.

O Celpe-Bras é o único exame brasileiro para certificar proficiência em língua portuguesa aceito pelo governo. O Inep aplicará o exame, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, entre 16 e 18 de outubro.

Estrutura – O exame do Celpe-Bras é composto por uma parte escrita e por uma parte oral. A parte escrita, que será aplicada a todos os participantes na manhã de 16 de outubro, tem quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou uma habilidade de uso da língua, exigindo do participante registro escrito em língua portuguesa, a partir de insumos diversificados (vídeo, áudio e texto escrito), e tem duração de três horas.

A parte oral, que será agendada entre os dias 16 (vespertino) e 18 de outubro (dia inteiro), é uma interação face a face entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos. A interação consiste em uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição e em três momentos de conversas sobre temas veiculados na mídia nacional de variados gêneros textuais que mesclem linguagem verbal e não verbal, denominados elementos provocadores.

Para obter a certificação de proficiência em língua portuguesa, o participante deverá alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame. Caso seu desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos seguintes níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado ou avançado superior.

Mais informações: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6722018


Posts Relacionados

Programa Pro Bono temporariamente suspenso

Programa Pro Bono temporariamente suspenso

Caro professores, Devido a falta de comprometimento com as aulas e a reclamaç...

→ Leia mais...
Programa Pro bono: Seja um professor voluntário

Programa Pro bono: Seja um professor voluntário

A Casa Verde Amarela com intuito de aperfeiçoar a carreira dos professores de Ca...

→ Leia mais...
A origem do pão francês no Brasil

A origem do pão francês no Brasil

O surgimento do pão francês no Brasil e o pão na França Os imigrantes

→ Leia mais...
Professor

Professor


Formada em Letras pela Universidade de São Paulo Coordenadora e Professora de Português para Estrangeiro da Escola Casa Verde Amarela Professora de capacitação de Curso Preparatório para o exame Celpe-Bras Master Coach na área de Ensino de idiomas Coach Vocacional

→ Veja o Perfil Completo